Eu, um sujeito simpático dissimulado (confesso) bonito (bem... minha mãe sempre me disse isto...) e... bem humorado (meio sarcástico, pra dizer a verdade...) Defeitos? Um monte... Sou capaz de fazer piada de mim mesmo... Qualidades? Um monte... (ao quadrado) A principal: Eu me amo (ou porque você acha que dei este nome ao blog?) Objetivo deste blog... Trocar idéias sobre os mais diferentes e inusitados temas, passando por literatura, mídia, informática, comportamento, ... e por aí vai...

Friday, May 12, 2006

Infância 90 (Barrados no Baile)

Velharias de minha infância não tão longinqua assim...

Barrados no Baile - Beverly Hills 90210



Mais uma de minha impagáveis disputas com minha irmã (pra não dizer agressão física mesmo...) se dava nas manhas de Sábado pelo controle remoto. Eu querendo assistir os desenhos amimados no SBT, e ela (em sua fase mais terrível da adolescência) querendo assistir um seriado na Globo, Barrados no Baile (infelismente, em virtude de sua superioridade no campo da idade, ela sempre ganhava...). Eu achava um porre assistir aquilo, e sinceramente não via motivos para assistir aquilo. Mas como tudo na vida, o tempo passa... E finalmente alcanço a idade-glória do consumismo... Me torno um adolescente! E como um passe de mágica passo a curtir o universo antes desfrutado por minha irmã. E o que antes eu detestava passo a virar fã...

Pra sempre Beverly Hills



O seriado Beverly Hills 90210, traduzido para o português como Barrados no Baile, marcou história na vida de muitos adolescentes. Estes "viciados", não saiam de casa sem antes assistir o episódio. Protagonizado por atores da mesma idade que seu público, o seriado apresentava a fase "aborrescente", vivida por um grupo de oito jovens estudantes norte-americanos de Beverly Hills.



O seriado conquistou, à primeira vista, os adolescentes dos anos 90. Uma identidade nada secreta do cotidiano dos jovens, que resultou em popularidade, sucesso e audiência. Além do elenco com atores bonitos, "de praxe", Barrados fez um retrato real da juventude, dos problemas que enfrentam na fase colegial com relação às notas, sexo - fase em que os hormônios estão à "flor-da-pele" -, as pressões do grupo, influências dos vícios com drogas, bebidas, jogos e os conflitos de dentro de casa com os pais.



Aaron Spelling foi o criador (1990) e executivo de Beverly Hills 90210. Uma idéia que até hoje é copiada por outros produtores, com a mesma intenção de atrair o público que "adora" assistir seriados sobre temas polêmicos de jovens. Além de ganhar destaque pela inovação e ousadia na época, o seriado esteve no ar por dez anos, tornando-se um marco na história das séries de televisão. No Brasil, foi veiculada pela Rede Globo. Hoje, o seriado é transmitido em canal pago da Sony e é assistido em mais de 100 países com aproximadamente 200 milhões de fãs em todo o mundo.

O enredo

A história de Barrados no Baile começa quando a família Walsh se muda da pacata cidade Minessota para a famosa e rica Beverly Hills. Os principais personagens do seriado fazem parte desta família, os irmãos gêmeos Brandon (Jason Priestley) e Brenda (Shannen Doerthy). Estes compartilham experiências, dificuldades e realizações dos tempos do colégio West Beverly até a graduação na universidade, com seus melhores amigos: Kelly, Steve, Dylan, Andrea, David, Donna. Com o passar do tempo, novos personagens foram incorporados e outros diziam adeus: Valerie, Clare, Jesse, Ray, Carly e Noah.


Irmãos Brandon e Branda Walsh

O seriado reunia oito jovens americanos de classe média alta, cada com seu carro e telefone. Mesmo apresentando os problemas e conflitos que até hoje acontecem no meio adolescente, os personagens vivenciavam status superior ao público de telespectadores brasileiros da época. Em meio aos conflitos de adolescentes, na série tudo virava festa, pois a amizade do grupo permanecia unida e intacta - essa união só era quebrada quando se tratava de namorados.


Donna, Branda e Kelly

Barrados no Baile simplesmente não falou sobre temas polêmicos como drogas, bebidas, divórcio, aborto, traição e violência. Fez de seus personagens vítimas de alguns destes problemas sociais. Fazendo uma análise aos aspectos negativos de cada personagem na série, todos enfrentaram barreiras por tomarem decisões erradas na fase adolescente.


Dave

O ator Jason Priestley, que desde o primeiro episódio até os últimos permanece na série no personagem Brandon, fez o papel de alcoólatra nas primeiras temporadas. Na série, Brandon causou um acidente de carro por dirigir embriagado, chegando a se tratar com os Alcoólicos Anônimos. Ele confessou, em entrevista no site brasileiro do seriado, como foi assustador e emocionante esta atuação: "eu fiz laboratório com alcoólatras - olhando, observando e tentando entendê-los e eu pude compreender como eles se sentem alterados". Uma forma de conhecer a fundo os desafios de viver, e atuar, os problemas encenados.


Brandon, Dylan , Steve e David

A atriz Jennie Garth, que fez o papel de Kelly Taylor por 10 anos, tornou-se um nome familiar nos lares americanos. Com saudades das primeiras temporadas, ela diz que "Beverly Hills 90210 foi uma grande escola", tanto literalmente como profissionalmente. Para Garth, foram os melhores momentos da sua vida, "Eu cresci neste show". Um show de humor, rebeldia, brigas, conflitos, choros, crises existenciais, lutas por direitos de liberdade e compreensão dos pais. Os jovens logo encontraram familiaridade com os personagens aderindo manias e modas do seriado. Um exemplo disso, a moda feminina da franjinha falsa, lançada pelas personagens Kely e Brenda. Sem falar que cada personagem, para muitas adolescentes apaixonadas, era o sonho de consumo.


Cindy

Assim como o seriado foi amadurecendo, os personagens acompanharam o ritmo e passaram da fase colegial, da faculdade e entraram na fase adulta, do concorrente mercado de trabalho. Da primeira temporada à décima, muitas histórias aconteceram, com novos rumos dos personagens. Contradizendo o nome, o seriado nunca foi barrado.

Por Dayse Bezerra

Elenco



Jason Priestly...............Brandon Walsh
Shannen Doherty..............Brenda Walsh
Jennie Garth.................Kelly Taylor
Ian Ziering..................Steve Sanders
Gabrielle Carteris...........Andrea Zuckerman
Luke Perry...................Dylan McKay
Brian Austin Green...........David Silver
Douglas Emerson..............Scott Scanlon
Tori Spelling................Donna Martin
Carol Potter.................Cindy Walsh
James Eckhouse...............Jim Walsh
Mark Damon Espinoza..........Jesse Vasques
Tiffani-Amber Thiessen.......Valerie Malone
Joe E. Tata..................Nat Buccigio
Kathleen Robertson...........Claire Arnold
James Eckhouse...............Jim Walsh
Hillary Swank.................Carly Reynolds
Vincent Young................Noah Hunter
Lindsay Price .............. Janet Sosna
Vanessa Marcil ............. Gina Kincaid
Daniel Cosgrove ............ Matt Durning


Escute a música de abertura...


No orkut...
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=57631
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=8388

Fonte:
http://www.canaldaimprensa.com.br
http://www.naephe.de/90210/ staffeln/staffel1.htm

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Hmm I love the idea behind this website, very unique.
»

9:55 PM

 
Anonymous Anonymous said...

I say briefly: Best! Useful information. Good job guys.
»

11:58 PM

 
Blogger Unknown said...

Debtor for the incentive. I am very happy that has liked. I wait that they continue having access mine blog. One I hug to all!

Obrigado pelo incentivo. Estou muito feliz que tenham gostado. Espero que continuem acessando o meu blog. Um abraço a todos!

10:29 AM

 

Post a Comment

<< Home

 
Acesse também os blogs Jovens Direitos , CDF's e Diário Deixe de ser preguiçoso e assine no meu livro de visitas!